Proporcionamos atividades para crianças dos 24 aos 36 meses, respeitando o ritmo de cada uma e incentivando a imaginação e o desenvolvimento integral.
Respeitando o ritmo de cada criança (dos 24 aos 36 meses), proporcionamos atividades/brincadeiras com os mais diversos materiais que fomentam a imaginação e favorecem o desenvolvimento integral da criança. Todas as salas possuem acesso direto ao exterior. Esta é uma área ampla e comum a toda a creche que obedece a todas as normas de segurança. É um espaço privilegiado para atividades de motricidade global, tais como, correr, trepar, andar de triciclo, etc. É ainda uma área comum a todas as crianças da creche, por isso as crianças podem socializar com outras crianças que não as pertencentes a sua sala. Através da plataforma Educa-BIZ, os pais e encarregados de educação comunicam com a educadora da sala e vice-versa, de forma autónoma e particular sempre que necessário.
A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Como tal pretendemos proporcionar à criança um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, através de um entendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.
Educadora Alexandra Pimenta Auxiliar de educação Carla Santos
A organização do tempo é muito importante para todo o trabalho pedagógico. Uma rotina diária bem delimitada é importante para as crianças, pois permite-lhes ir compreendendo e adquirindo noções de tempo. Quando as crianças conseguem prever acontecimentos, conseguem também organizar-se mentalmente e sentirem-se seguras e mais autónomas nas suas ações. A rotina pretende-se que seja estável, mas não estanque, pois tem de haver espaço para imprevistos, sem que isso comprometa a estabilidade do grupo de crianças.
A educadora elabora o seu projeto pedagógico de sala com as rotinas/atividades de acordo com as especificidades do seu grupo de crianças, e em concordância com o Projeto Pedagógico da Creche e com as orientações do Projeto Educativo.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2002, p. 44), e transpondo com todo o sentido para a realidade de Creche, o projeto do educador é um projeto educativo/pedagógico que diz respeito ao grupo e contempla as opções e intenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem de um grupo. O Projeto Pedagógico de Sala (PPS), vem na sequência do Projeto Pedagógico da Creche, mas diz respeito ao grupo de crianças da sala Verde e às suas especificidades.