Criada em 1988 por um grupo de cidadãos de “boa vontade” e solidários de Algés com o apoio do Rotary Club de Algés e com a cooperação da então, junta de freguesia de Carnaxide com sede em Algés e ainda da Câmara Municipal de Oeiras, a APOIO é hoje sinónimo de: apoio social e sociofamiliar que apoia diariamente cerca de 250 pessoas, idosas, em Centro de Dia e Apoio Domiciliário; e de trabalho educativo na Creche “Ninho da Cegonha” com 69 crianças dos 4 meses aos 3 anos no bairro de Outurela em Carnaxide. A década de 90 é marcada, primeiro, com o aparecimento da Sede, Centro de Dia e base de Apoio Domiciliário em Algés, e, mais tarde, com as primeiras instalações na Outurela doadas pela CMO, onde, além dessas respostas sociais, abriu ainda o ATL. No virar do século, a Associação consolida a sua atividade, com a inauguração em 2008 das novas instalações na Outurela, para Centro de Dia e base de Apoio Domiciliário, e, no ano seguinte, com a instalação de Creche “Ninho da cegonha” com berçário e salas para crianças entre os 1 e 2 anos, também na Outurela, em instalações da CMO. Em 7 de Junho de 2013, e reconhecendo o mérito da sua atuação social, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu à APOIO a medalha de Mérito Municipal – “Grau Ouro, ‘’por atos praticados de particular relevo no âmbito do município e do país ‘’. Em 27 de Outubro de 2022 a União de Freguesia de Carnaxide e Queijas reconhece a APOIO com a medalha de Mérito de “grau Ouro” pelos relevantes serviços sociais e educativos prestados á população da união de freguesia.
A APOIO exerce a sua atividade baseada na quotização dos associados, na mensalidade dos utentes, calculada de acordo com os seus rendimentos, em donativos materiais e pecuniários da comunidade (pessoas e empresas), na manutenção dos Protocolos de Colaboração com o Estado em diversas respostas sociais, e na solidariedade e disponibilidade dos membros dos Corpos Sociais.
APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT DOS 35 ANOS – resumo da história da APOIO : (em PDF)
Em 15 de Abril de 1988, nasce a APOIO com 25 sócios signatários \ fundadores.
O Embrião: - Em 1987 existia um grupo de pessoas de Bem, que desenvolviam atividades lúdicas com Idosos numa Sala do Rés-do-chão do Palácio Anjos, cedida pela Junta de Freguesia de Carnaxide, (cuja sede era em Algés), e onde os idosos de Algés, da Cruz-Quebrada e do Dafundo, juntavam-se e usufruíam de atividades lúdicas, sendo acompanhados por um grupo de voluntários, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnaxide. A este espaço de convívio dava-se o nome de Clube dos Avós. As pessoas de bem que foram os propulsores do que viria a ser no futuro a APOIO, e que fizeram parte da sua história – foram eles: Ana Palma (conhecida pela Nani) – Pedro Rodrigues – Fernando Carvalho - Hermelindo Gomes – Celeste Dâmaso - Rui Abreu – Raul Peixoto entre outros… A dado momento, e para transformar o Club dos Avós em Instituição de apoio á população sénior de Algés, juntaram-se Boas Vontades e com a ajuda do Rotary Clube de Algés presidido por Manuel Barata Simões e que se criou um laço de solidariedade social, com o Objetivo de criar uma Associação Humanitária que desse apoio social aos idosos da freguesia de Carnaxide (não os esqueçamos que à data a freguesia de Carnaxide inclui hoje as 2 uniões de Freguesias), e este foi o Embrião da criação da APOIO.
Na sequência desta iniciativa – Em 17 de junho de 1987 o Rotary Clube de Algés cria o NÚCLEO ROTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE ALGÉS, e era então constituído por pessoas não Rotárias, sendo elas: Maria Fernanda Conceição e Silva (presidente do Núcleo), Maria Celeste Dâmaso, Pedro Rodrigues, José Joia e Ermelindo Gomes. A este grupo podemos disser que foi o embrião institucional do início da APOIO.
Para além do trabalho social e solidário diário, iniciou-se o processo de legalização institucional para a existencia de uma Instituição de Solidariedade Social que viria a ser a APOIO.
O Nascimento acontece em 15 de Abril de 1988, com o Registo no Cartório Notarial de ALGÉS – com 25 sócios signatários \ fundadores, com o nome de APOIO associação de voluntários para a ação social.
Em 12 de Maio de 1988 – foram publicados os Primeiros ESTATUTOS em Diário da Républica, com a particularidade de a sede social ser na morada de um dos sócios fundadores Fernando Carvalho.
A 23 de Maio de 1988, acontece a 1ª Assembleia Geral da APOIO com a eleição dos 1os Órgãos Sociais….
Em 20 de Novembro de 1989, procedeu-se á alteração do NOME e MORADA > com o Registo definitivo da ipss-APOIO Associação de Solidariedade Social e na nova morada no edifício Expresso em Algés. E finalmente em 24 de Novembro de 1989 efetua-se o registo definitivo no Diário da Républica os Estatutos da APOIO.
Mas a história também é feita de muitas outras pessoas…
Sócios Honorários aprovados em Assembleia Geral
Aprovados em Assembleia Geral da APOIO:
Em 29 de Março 1989: Joaquim Peña Mechó e António Regojo Rodrigues Em 27 de Dezembro de 1991: Pilar Moreno Diaz de Peña Em 31 de Março de 2008: Hermelindo Gomes e Joaquim da Silva Gonçalves Em 29 de Novembro de 2022: Artur Almeida e Silva
Em 19 de Novembro de 2023: Manuel Barata Simões e Fernando Cruz